Nissan revela a visão Ambition 2030 para fortalecer a mobilidade e além
A Nissan Motor Co. revelou hoje a Nissan Ambition 2030, a nova visão de longo prazo da companhia para fortalecer a mobilidade e além. Respondendo às necessidades ambientais e sociais dos consumidores, a Nissan tem o objetivo de se tornar uma empresa verdadeiramente sustentável, rumo a um mundo mais limpo, seguro e mais inclusivo. Com essa visão, a Nissan quer entregar um valor estratégico ao capacitar jornadas oferecendo experiências mais integradas, confiantes e empolgantes aos consumidores, e por meio de colaborações, capacitar a sociedade a construir um ecossistema inteligente com mobilidade integrada.
Nos próximos dez anos, a Nissan vai lançar veículos empolgantes e eletrificados e tecnologias inovadoras à medida que expande suas operações globalmente. A visão suporta a meta da Nissan de se tornar carbono neutro ao longo do ciclo de vida de seus produtos até o Ano Fiscal 2050.
O CEO da Nissan, Makoto Uchida, afirmou: “O papel das companhias de endereçar as necessidades da sociedade está cada vez mais relevante. Com a Nissan Ambition 2030, nós vamos conduzir a nova era da eletrificação, tecnologias avançadas para reduzir a pegada de carbono e buscar novas oportunidade de negócios. Nós queremos transformar a Nissan para nos tornarmos uma companhia sustentável, que é verdadeiramente necessária para os consumidores e a sociedade”.
Acelerando a mobilidade eletrificada com diversas alternativas e experiências
Como pioneira em veículos elétricos (VEs), a Nissan democratizou os VEs e investiu na construção de infraestrutura de carregamento e gerenciamento de energia. Ao colocar a eletrificação no centro da estratégia de longo prazo da empresa, a Nissan Ambition 2030, a companhia pretende acelerar a eletrificação da sua linha de veículos e seu nível de inovação tecnológica com investimentos de 2 trilhões de ienes nos próximos cinco anos.
Com base nas demandas dos consumidores por uma gama diversificada de veículos empolgantes, a Nissan vai introduzir 23 novos modelos eletrificados, incluindo 15 novos veículos elétricos até o Ano Fiscal 2030, visando um mix global de eletrificação de mais de 50% nas marcas Nissan e Infiniti.
Com a introdução de 20 novos modelos equipados com tecnologia elétrica e e-POWER nos próximos cinco anos, a Nissan pretende aumentar seu mix de vendas eletrificadas nos principais mercados até o Ano Fiscal 2026, incluindo:
- Europa em mais de 75% das vendas
- Japão em mais de 55% das vendas
- China em mais de 40% das vendas
- Estados Unidos em 40% das vendas de veículos elétricos no Ano Fiscal 2030
“Nós estamos orgulhosos do nosso longo histórico de inovação, e do nosso papel para entregar a revolução dos VEs. Com a nossa nova ambição, continuamos a assumir a liderança na aceleração da mudança natural para os veículos elétricos, incentivando o cliente por meio de uma proposta empolgante, permitindo a adoção e a criação de um mundo mais limpo”, disse o COO da Nissan, Ashwani Gupta.
Representando o próximo passo do futuro eletrificado da Nissan, a companhia revelou três novos carros conceito que oferecem experiências melhores por meio de pacotes tecnológicos sofisticados. Esses conceitos mostram as possibilidades empolgantes que a Nissan está se empenhando para oferecer em uma ampla gama de novos veículos e ecossistemas avançados.
Mais detalhes desses carros conceito empolgantes estão disponíveis no website da Nissan.
Aumentar a acessibilidade e a inovação na mobilidade
A ambição de Nissan é contribuir para o maior acesso a uma mobilidade segura e empolgante. Para progredir neste sentido, a Nissan continuará a desenvolver suas tecnologias de baterias de íons de lítio e introduzir a tecnologia livre de cobalto para reduzir o custo em 65% até o Ano Fiscal 2028.
A Nissan tem como objetivo lançar veículos elétricos com baterias de estado sólido (all-solid-state batteries – ASSB) até o Ano Fiscal 2028 e ter pronta uma fábrica-piloto em Yokohama já no Ano Fiscal 2024. Com a introdução da inovadora ASSB, a Nissan será capaz de expandir a oferta de VEs em vários segmentos e oferecer desempenho mais dinâmico. Reduzindo o tempo de carregamento para um terço, as ASSBs farão os veículos elétricos mais eficientes e acessíveis. Além disso, a Nissan espera que a tecnologia ASSB traga o custo das baterias para até US$ 75 por kWh até o Ano Fiscal 2028, e visa chegar abaixo de US$ 65 por kWh para alcançar a paridade de custo entre os veículos elétricos e a combustão no futuro.
A Nissan procura estabelecer um sistema global de fornecimento de baterias para atender à crescente demanda desses veículos e apoiar o número crescente de VEs em uso. Trabalhando com seus parceiros, a Nissan pretende aumentar sua capacidade de produção global de baterias para 52 GWh até Ano Fiscal 2026 e para 130 GWh até o Ano Fiscal 2030.
Seguindo a Nissan Ambition 2030, a empresa também procura estender os benefícios da mobilidade, entregando seus sistemas avançados de assistência ao motorista e de tecnologias inteligentes para mais clientes. Esses esforços combinados também apoiarão o trabalho contínuo da Nissan para estabelecer novos serviços de mobilidade e parcerias.
A Nissan busca expandir a tecnologia ProPILOT para mais de 2,5 milhões de veículos Nissan e Infiniti até o Ano Fiscal 2026. A empresa também desenvolverá suas tecnologias de veículos autônomos com o objetivo de incorporar sistemas de próxima geração LIDAR em praticamente todos os novos modelos até o Ano Fiscal 2030.
Para atender às necessidades variadas de transporte em diferentes países, a Nissan colaborará com os parceiros mais adequados para realizar novos serviços de mobilidade mais eficientes nas cidades, bem como a mobilidade mais sustentável nas áreas rurais.
Ecossistema global para a mobilidade e além
Além da evolução da tecnologia, a Nissan localizará a fabricação e o fornecimento para tornar os veículos elétricos mais competitivos. A Nissan vai expandir seu conceito único de EV Hub, EV36Zero, que foi lançado no Reino Unido, para os principais mercados, incluindo Japão, China e EUA. O EV36Zero é um ecossistema de manufatura e serviço totalmente integrado que conecta mobilidade e gerenciamento de energia com o objetivo de realizar a neutralidade de carbono.
Garantir que as baterias dos veículos permaneçam sustentáveis também continuará a ser uma prioridade para a Nissan com base em sua década de experiência em reaproveitamento e reciclagem com a 4R Energy. A empresa pretende expandir suas instalações de recondicionamento de baterias para além do Japão, com novos locais na Europa durante o Ano Fiscal 2022 e nos EUA no Ano Fiscal 2025. A infraestrutura de recondicionamento da Nissan apoiará uma economia circular na gestão de energia, e a empresa pretende comercializar seus sistemas de bateria de uso vehicle-to-everything (“do veículo para tudo”) e para a casa em meados da década de 2020. Além disso, a empresa investirá até 20 bilhões de ienes até 2026 em infraestrutura de carregamento.
À medida que a Nissan aumenta seu ritmo de inovação em mobilidade, ela pretende contratar mais de 3.000 funcionários para a área de pesquisa e desenvolvimento avançados em todo o mundo, enquanto continua a aprimorar sua força de trabalho atual. A empresa também desenvolverá a colaboração por toda a Aliança para permitir economia de custos e experiência compartilhada em áreas como tecnologias neutras em carbono, eletrificação, software e serviços.
Seguindo o plano de transformação Nissan NEXT, a empresa irá sustentar seus negócios no longo prazo, com margem de lucro operacional consolidada acima de 5%.
Para obter mais informações sobre os produtos, serviços e compromisso da Nissan com a mobilidade sustentável, visite nissan-global.com. Você também pode nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e ver todos os nossos vídeos mais recentes no YouTube.