Nova campanha da FCB para Brastemp debate a divisão do trabalho doméstico
Majoritariamente responsáveis pelas tarefas domésticas, as mulheres carregam a pressão do dia a dia de trabalho e as pressões da sociedade para o cuidado com o lar e a família de forma histórica. Segundo pesquisa do IBGE de 2020, as mulheres dedicam o dobro do tempo do que os homens aos afazeres domésticos. Conhecido por ser o “mês das Mães”, maio é marcado por campanhas que muitas vezes reforçam a cultura do trabalho doméstico como uma tarefa feminina. Para mudar o foco e gerar uma nova conversa no mercado e na sociedade, a Brastemp traz para o mês a campanha “Tarefa doméstica é tarefa de todos”, criada pela FCB em parceria com a consultoria Think Eva, que tem como objetivo de incentivar a divisão equânime das tarefas domésticas entre homens e mulheres. Com ativação no ambiente digital e em televisão, a Brastemp puxa a conversa a partir de um dado inédito, levantado pela Think Eva a pedido da marca, que revela que as mulheres passam em média quatro anos de suas vidas lavando roupas. Tempo que homens dedicam ao seu desenvolvimento pessoal, profissional, ao lazer e ao descanso. Para aumentar a conscientização sobre o cenário, a Brastemp estende o debate também para o produto, “lançando” uma máquina de lavar roupas fictícia com o nome “Brastemp Edição Compartilhada”. O lançamento do produto tem como objetivo reforçar que lavar as roupas é uma atividade de todos – e não apenas das mulheres. O vídeo manifesto também vem para apoiar e reforçar que tarefa de casa é tarefa de todos, independente da configuração familiar. Por isso, a Brastemp escolheu cuidadosamente o seu casting de atores trazendo diversidade para esse vídeo que mostra: um casal 60+, um casal em que a mulher é transgênero, uma família negra angolana e uma mãe e um filho brancos. “As marcas são parte importante da formação cultural da sociedade – especialmente marcas icônicas, como a Brastemp. Abordar a economia do cuidado em uma campanha é uma forma de assumirmos esse papel de influenciadores e colocarmos mais luz em um tema que é muito caro às mulheres há muito tempo”, comenta Anna Martha, Diretora Executiva de Criação da FCB Brasil. A campanha terá um desdobramento na televisão, com uma discussão nos programas Papo de Segunda e Saia Justa, do canal GNT e um braço também no digital. Toda a ação com influenciadores foi desenvolvida pela FCB Brasil em parceria com a Mfield.