Nova estratégia do Programa Smile envolve gamificação
Companhia aposta em projeto piloto de game inédito
Baseada no conceito de “gamificação”, Smiles, programa de fidelidade da GOL, implementa nova estratégia de interação e engajamento com seus clientes. Ainda em fase piloto, o projeto estabelece tarefas que, depois de cumpridas, resultam no acúmulo de milhas bônus para os usuários. Essa é única iniciativa existente entre os programas de fidelidade das empresas brasileiras aéreas atualmente. As tarefas foram selecionadas seguindo os critérios de inteligência da empresa parceira, especialista em “data analytics”, que junto com a Smiles está desenvolvendo o game. O modelo mostrou-se muito bem sucedido nos Estados Unidos, com empresas aéreas e outros segmentos. Todo o processo é realizado tanto pelo aplicativo quanto pela área do cliente no site da Smiles e as comunicações são feitas por todos os canais disponíveis com o usuário. Na primeira fase, realizada entre julho e agosto, o objetivo foi retomar o relacionamento com clientes com nível baixo de interação ou cadastros incompletos. A segunda fase, lançada em outubro, tem como foco as tarefas que envolvem transações como reservar um hotel pela Smiles, adquirir um voo pelo Viaje Fácil, transferir pontos do cartão de crédito, resgatar milhas no Shopping Smiles. A bonificação pode chegar até 6.500 milhas. As tarefas e as milhas são personalizados para cada cliente, levando em conta o relacionamento com a Smiles e buscando uma maior aproximação e fidelização dos usuários.