O marketing precisa de dados como os humanos precisam de água
Cerca de 8.200 profissionais de marketing foram entrevistados pela Salesforce entre maio e junho deste ano em 37 países (incluindo o Brasil) e mais de 80% afirmou que a pandemia mudou a maneira de as marcas alcançarem o público e impactou suas estratégias de engajamento digital. Os dados fazem parte do relatório Global State of Marketing, que foi publicado pela empresa no último dia 11. A pesquisa também revelou que, apesar do desconforto que essas mudanças poderiam causar, os profissionais de marketing continuam otimistas no que diz respeito ao futuro de seus empregos e ao impacto que a área pode causar dentro das organizações. A maior parte (78%) dos profissionais de marketing entrevistados pela Salesforce afirma que o engajamento do cliente já é orientado por dados e 83% acredita que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais. Mas, com a migração acelerada dos consumidores para o ambiente digital, a tendência é que esse número cresça cada vez mais. Para 2022, os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam, ante 2020. Outras tendências apontadas pela pesquisa foram o fato dos profissionais estarem mais tecnológicos e conectados, haver uma clara ascensão do vídeo, a colaboração estar impulsionando o marketing da nova era e o fato de que o trabalho remoto ter vindo para ficar. Fonte: Exame