Onboarding PJ – Por que é importante ter um processo robusto?

Certamente você já avaliou sobre quanto vale ter um onboarding digital ágil, seguro e com dados confiáveis, para minimizar a fraude e informações inconsistentes, além de manter positiva a experiência do cliente. Sobretudo quando falamos de pessoa jurídica, certo?

Pois é, quando se trata da análise de risco de empresas, não só o mercado carece de informações mais completas e abrangentes, mas também a própria natureza jurídica exige maiores cuidados e uma estrutura mais complexa. Não é à toa que empresas “fantasmas” são abertas todos os anos, gerando prejuízos muitas vezes irreparáveis para o mercado e para o estado.

E, nesse quesito, a responsabilidade (e preocupação) das instituições é alta, no momento que avalia a aceitação (ou não) de cada negócio. Principalmente do sistema financeiro, nos processos digitais de abertura de contas e concessão de crédito. Isto sem falar do Open Finance, que realmente tem feito ferver o compartilhamento voluntário de dados empresariais e comerciais, gerando demandas específicas de controle.

Segundo o Nubank, por exemplo, a instituição teve um acréscimo de quase três vezes do volume de clientes PJ – pequenas e médias empresas, entre dezembro de 2020 e 2021; saiu de 500 mil para cerca de 1,4 milhão de pequenas e médias empresas atendidas. Um aumento considerável.

Desafio crescente

A provocação está em acertar nos recursos apropriados de análise, não só nas ferramentas e tecnologia mais efetivas, mas também nas fontes de informações, considerando também o relacionamento deste CNPJ, para a validação cadastral mais construtiva.

E como a Sistemas TH pode lhe ajudar neste processo de onboarding de empresas?

Temos nos destacado por alguns diferenciais importantes na análise integrada e estruturada da PJ:

  • soluções voltadas para microempreendedores, pequenas e médias empresas e grandes corporações, que atendem a SLA do cliente;
  • soluções automatizadas, via API, que, além de buscarem informações específicas e confiáveis, também validam se os dados fornecidos pelo cliente estão consistentes;
  • contemplam mais de 30 fontes de informações públicas de qualidade, já disponibilizadas em drivers e em tempo real;
  • aplicam parâmetros em conformidade com as leis vigentes de proteção de dados e incluem informações de relacionamento da empresa e dos sócios PF e PJ, ampliando a análise.

Realmente o valor ganho, utilizando-se uma tecnologia robusta, pode fazer toda diferença e minimizar possíveis perdas no onboarding PJ.

Repense sobre essa questão e conte com nosso time de especialistas como suporte.

Esperamos por você!