Plataformas sociais são cada vez mais do mesmo – o que isso significa para os profissionais de marketing?
Nunca nas últimas duas décadas da história da mídia social os recursos, formatos de anúncios e outras iniciativas de negócios das quatro principais plataformas sociais pareceram tão semelhantes quanto hoje. Mas eles não são apenas parecidos – muitas das novas ofertas das plataformas sociais são uma homenagem a TikTok, a estrela social emergente de 2020. Essa é uma grande mudança em relação aos anos anteriores, quando as redes sociais tentavam atrair públicos diferenciando-se. Isso não quer dizer que as plataformas sociais nunca tiraram as páginas dos manuais umas das outras: o Instagram “roubou” histórias do Snapchat em 2016 e, sem dúvida, tornou o formato mais bem-sucedido. AO Facebook integrou um recurso semelhante ao Stories em todos os seus aplicativos, incluindo WhatsApp e Messenger, e o Twitter agora tem seu próprio recurso de foto e vídeo que desaparece, Fleets. Mas, embora a mudança possa ter acontecido antes de 2020, a pandemia aumentou muito a velocidade com que essas mudanças estão acontecendo. À medida que a pandemia impulsionava o uso da mídia social – especialmente no TikTok – e reduzia temporariamente os gastos com publicidade, Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e outros rapidamente implementaram novos serviços para reter usuários e diversificar seus fluxos de receita. Em 2021, os profissionais de marketing podem esperar que as propriedades sociais comecem a otimizar seus serviços à medida que descobrem o que funciona e o que não funciona. Nem todos os recursos terão sucesso em todas as plataformas, pois suas bases de usuários e propostas de valor permanecerão diferentes. Os usuários do Twitter realmente desejam — ou precisam — de conteúdo efêmero da mesma forma que os usuários do Instagram ou Snapchat? Provavelmente não. Os usuários do Instagram vão adotar vídeos curtos do tipo TikTok? Todos os sinais apontam que sim. Fonte: eMarketer