Por que é preciso ter um olhar estratégico sobre o modelo de home office

É provável que você, como colaborador ou gestor de uma empresa, tenha refletido em algum momento de sua carreira a respeito do tempo que economizaria caso adotasse o modelo de home office e não precisasse ir e voltar para o local de trabalho todos os dias. Para grande parte da população de uma cidade como São Paulo, é possível que cada um desses deslocamentos tome quatro horas do dia ou 60 dias por ano. Apesar disso, o trabalho remoto só passou a ser de fato adotado diante das necessidades impostas pela pandemia de COVID-19.

Com a disseminação do novo coronavírus, houve uma corrida pelo home office e pela estruturação de ambientes propícios ao trabalho dentro da casa dos colaboradores. Nesse cenário, destacaram-se as organizações que já estavam prontas para a mudança. “O home office planejado faz toda a diferença, inclusive porque é possível contratar pessoas que têm o perfil ideal para esse modelo, em vez de simplesmente transferir os colaboradores de um local para outro”, explica Fabio Boucinhas, CEO da Home Agent.

Ele fala do assunto com propriedade. O executivo começou em 2011 o primeiro negócio focado na terceirização de serviços de contact center 100% remoto – em uma época em que esse assunto era discutido apenas em empresas com coragem para inovar. “O home office era apenas uma possibilidade futura, mas a pandemia fez com que o modelo fosse disseminado”, detalha. O aumento da demanda mudou a Home Agent de patamar, inclusive porque muitas empresas que ainda testavam o modelo decidiram expandi-lo.

O perfil do home office

Os benefícios presentes no modelo oferecido pela Home Agent vão além do que pode ser percebido a partir dos KPIs das empresas. Boucinhas conta que, antes de trabalharem na companhia, 85% dos colaboradores estavam desempregados ou em uma ocupação informal. O motivo? A maioria dessas pessoas mora longe e/ou é mãe e, caso saiam de casa, não podem ou não querem ou deixar os filhos sozinhos. “Só no ano passado devolvemos 63 anos de vida para a equipe”, comenta. O cálculo parte do princípio de que cada uma dessas pessoas gastaria 60 dias de vida ou 4 horas por dia no transporte público ou privado.

Dessa forma, foram economizadas 500 mil viagens de transporte público e 250 toneladas de carbono. Além disso, o Vale Alimentação disponibilizado para os funcionários tende a ser utilizado dentro do bairro, em um processo de fomento da economia local. “Outra vantagem é o time é qualificado, engajado e experiente”, afirma. “A maior parte do nosso time é formada por mulheres em torno de 35 anos e 60% concluíram o Ensino Superior”.

Como afirma o CEO, para a Home Agent, desafios que surgiram na migração do trabalho in loco para o remoto não são novidade: já estão superados.

Inovação para o mercado

Naturalmente, a expertise da Home Agent permitiu identificar necessidades de mercado que surgiram ao longo da pandemia. A plataforma Remote by Home Agent, lançada em Novembro de 2021, é uma prova disso. Ela reúne todas as funcionalidades desejadas pelas empresas para a efetiva gestão do trabalho dos times das áreas de negócio, suporte administrativo e atendimento que atuam no modelo de home office.

A partir dessa tecnologia, as empresas podem adaptar seus processos e ferramentas para gerir a produtividade e melhorar o tempo de dedicação, por exemplo. Entre as possibilidades oferecidas pela solução, estão a gestão da escala de trabalho integrado ao ponto eletrônico, gestão da produtividade e ociosidade, comunicação integrada, segurança com biometria e monitoria, bloqueios amplos de acessos e alertas do consumo de infraestrutura.

A ferramenta foi desenvolvida para ser transparente e sem impacto na performance das estações de trabalho: agrupa todas as funcionalidades oferecidas nos diversos apps especialistas em uma única solução e tem, como grande diferencial, o fato de ter um único controle de acesso, instalação, atualização e suporte aos usuários. Além disso, a Remote proporciona ganhos de produtividade e custo operacional com instalação, manutenção, atualização de licenças e controles de pagamento.