Rede de afiliados: porque é um bom negócio para sua empresa ou para você
A rede de afiliados é uma estratégia clássica de marketing que vêm crescendo ao longo dos anos, com uma percepção de mercado positiva e otimista. Poucas soluções são tão atrativas e possuem um retorno tão efetivo como ela. Isso porque a rede de afiliados aumenta exponencialmente a visibilidade dos serviços e/ou produtos e otimiza o processo comercial sem necessariamente aumentar gastos, o que significa que o custo-benefício desse tipo de marketing é extremamente vantajoso.
Para saber mais a respeito desse modelo de marketing tão promissor, entrevistamos Alexandre Oliveira, Head of Affiliate and Partnerships da Kindico Digital Marketing, agência especializada em Rede de Afiliados.
Quais as principais vantagens e desvantagens do marketing de afiliação?
Algumas das principais vantagens do marketing de performance são o custo-benefício em relação às mídias tradicionais, o alcance do público-alvo em ações mais bem direcionadas e segmentadas e, principalmente, a imensurável oportunidade de conhecer quem é o seu consumidor, onde mora, o que gosta de fazer, pois isso cria uma relação de fidelidade e engajamento.
Em relação às desvantagens, uma ainda visível é a falta de adequação de alguns afiliados que não conseguem seguir às novas exigências do mercado. Com o avanço da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), muitos insistem em utilizar práticas contestáveis e acabam por comprometer os resultados e a esfera profissional do setor. Para evitar isso, a Kindico, por exemplo, trabalha de forma ativa junto aos seus afiliados, criando procedimentos internos no combate ao spam e ao tráfego fora das diretrizes atuais.
A rede de afiliados é um modelo que está em crescimento?
Sem dúvidas o mercado de afiliação está em crescimento e a Kindico quer que sua rede continue crescendo, mas não a qualquer custo nem com qualquer um, pois queremos crescer com qualidade. Internamente notamos que análises antifraude e do tráfego de cada afiliado ajudam a melhorar os resultados e a direcionar as campanhas.
Qual é a importância das mídias sociais para a rede de afiliados?
As redes sociais estão presentes no dia a dia das pessoas e são uma forma direta e imediata de comunicação com potenciais clientes, capazes de otimizar as campanhas, aumentar o alcance da marca através de segmentações variadas, assegurar resultados de maneira mais simples e, literalmente, a um “clique”. É preciso ressaltar que as redes sociais também têm suas peculiaridades, já que o público ativo do Twitter nem sempre é o mesmo do Instagram e vice-versa, por isso é necessário estar atento quanto a escolha da rede social/plataforma mais efetiva para o produto/serviço.
Como funciona a rede de afiliados da Kindico?
Para fazer parte da rede de afiliados é muito simples. Qualquer empresa que esteja alinhada com as práticas de mercado no que tange às políticas de proteção de dados pode realizar o cadastro online diretamente na plataforma da Kindico. Para ser um afiliado, basta ser detentor de um site, blog, base de dados ou perfil prestigioso com um público engajado nas redes sociais. Em relação ao comissionamento, os afiliados veiculam as publicidades dos clientes e, em troca dessa divulgação, são remunerados de acordo com o formato da campanha.
A Kindico trabalha com as seguintes formas de precificação: CPL (custo por lead), CPC (custo por clique) ou CPM (custo por mil) e, em breve, vamos trazer novos formatos para nossa esteira comercial. Atualmente contamos com uma rede robusta de afiliados que diariamente geram tráfego em diversos canais e países. E, para facilitar o acompanhamento dos resultados gerados, a Kindico disponibiliza uma plataforma de gerenciamento que permite ao afiliado acompanhar os resultados da sua audiência através do computador ou celular. Dessa forma, asseguramos que os afiliados tenham acesso em tempo real a tudo o que está sendo gerado de forma autônoma.
Quais são os diferenciais que a rede da Kindico tem em relação aos concorrentes?
Como as redes de afiliados são muito comuns hoje em dia a Kindico busca criar continuamente mecanismos de comunicação com seus afiliados, principalmente para ajudá-los a melhorar o desempenho das campanhas e a entender o tipo de promoções (vertical) que mais se encaixam em sua audiência. Portanto, além de toda a tecnologia disponibilizada através da nossa plataforma, os diferenciais da Kindico estão no atendimento e na relação humana.
Valorizamos a relação de cooperação e buscamos beneficiar os nossos afiliados com condições exclusivas, invalidação máxima controlada e prevista, bonificação por receita atingida, premiações sazonais, eventos de melhoria contínua, otimização e crescimento em mídias digitais, além de pagamentos em dia. É importante destacar que essa relação de parceria com os afiliados compartilha riscos, resultados e esforços mútuos para assegurar tanto a performance esperada para o cliente como a remuneração justa para o afiliado.
Como o marketing de afiliação pode ajudar o negócio dos seus clientes?
Consideramos o marketing de afiliação como uma das estratégias mais vantajosas para quem quer aumentar a visibilidade dos serviços ou produtos sem aumentar os custos, ampliando o processo comercial. Talvez o grande diferencial do marketing de afiliação seja a utilização de um target segmentado efetivo. Ao contrário de outros formatos de comunicação, em que consumidores que não têm o perfil do produto são impactados, no modelo de afiliação, o cliente tem a vitrine de várias bases de dados com audiências diferenciadas – e é aqui que entra o fator “perfil de usuários”. Ou seja, iniciamos o processo de funil, passamos por vários filtros e segmentações que definem exatamente a persona do usuário que deve ser impactado, levando ao consumidor final o produto/serviço que ele realmente busca e, ao cliente, a eficiência da campanha com novas possibilidades de consumidores para o radar comercial.
Como será o futuro do marketing de afiliação?
A percepção que tenho do mercado é positiva e otimista. No nosso dia a dia é nítida essa trajetória e a tendência ficará mais evidente nas novas oportunidades de negócio. Com marcas consolidando-se cada vez mais, novas marcas surgindo e atingindo seus objetivos, consumidores mais ativos na internet, expansão de novos formatos e gamificação a todo vapor, o engajamento será uma necessidade e não mais um diferencial e o omnichannel, uma realidade. Existe um conjunto de fatores que faz com que o marketing de afiliação siga em crescimento e é preciso focar em um cenário alicerçado em inovação, estratégia, criatividade e boas práticas, que são os melhores indicadores de um futuro promissor para o setor.