Suas campanhas de marketing digital estão em conformidade com a LGPD?
Após constantes vazamentos de dados privados em todo o mundo, os países passaram a instituir legislações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para garantir a segurança e a privacidade dos usuários, lembra Patrick Marquart, diretor de Vendas Corporativas da Upstream. E continua: “Desde que a LGPD foi criada no Brasil, as empresas iniciaram uma corrida para adequar seus negócios às novas normas e, assim, proteger os dados pessoais de seus clientes. Isso significa – entre outros procedimentos – garantir que a organização tenha o consentimento dos usuários para se comunicar com eles e lidar com suas informações da maneira mais segura, só compartilhando tais dados com outras instituições com o consentimento expresso do cliente para esse fim.”
Mais de 94% das empresas entrevistadas já estão tomando providências para se adequar à nova lei, de acordo com a pesquisa Panorama de Proteção de Dados Pessoais no Brasil, divulgada no início deste ano pelo Fórum Empresarial LGPD, mas ainda levará tempo até que as novas normas sejam totalmente implementadas. Entre os respondentes do levantamento, 4,4% acreditam que só conseguirão concluir a adaptação no próximo ano e 3,8% ainda nem começaram a estabelecer novas políticas de proteção de dados. Enquanto isso, medidas punitivas, ou seja, sanções de até 2% da receita (ou até R$ 50 milhões por infração), já começaram a ser aplicadas.
A atenção das empresas precisa ser constante, diz Patrick, pois até coisas simples, como se comunicar com usuários inscritos sem a opção de cancelar a assinatura a qualquer momento, violam a nova legislação. Felizmente, já existem soluções de marketing prontas para ajudar os negócios on-line a continuarem fazendo publicidade sem ter problemas com a justiça. Um bom exemplo são as plataformas de automação de mobile marketing projetadas para oferecer a melhor jornada ao consumidor por meio de marketing personalizado, de acordo com a personalidade e as necessidades dele, sem depender de cookies de terceiros.
Embora se adaptar às novas legislações e normas possa parecer complicado, é uma etapa necessária para proteger os dados dos indivíduos. E não se assuste, pois como mostrei anteriormente, existem formas de se comunicar com os clientes de maneira segura sem perder a eficácia, finaliza Patrick.
Fonte: Portal SEGs