Tempestade perfeita? Analistas da eMarketer comentaram perda de receita e usuários pelo Facebook
1. Facebook relata sua primeira perda de usuários
A projeção para o ano passado seria de crescimento menor, mas houve perda real em vez disso
O Facebook relatou um declínio nos usuários em 2021, a primeira perda relatada na história da rede social, de acordo com um relatório de ganhos da Meta. A plataforma perdeu meio milhão de usuários no último trimestre, caindo para 1,93 bilhão de usuários ativos diários. Anteriormente, os analistas projetavam que o Facebook adicionaria 96 milhões de usuários em todo o mundo em 2021, tornando no ano passado a primeira vez que a rede social não conseguiu adicionar mais de 100 milhões de usuários. Em vez disso, o Facebook perdeu usuários, indicando um golpe mais forte do que o projetado e indicando que poderá diminuir mais nos próximos anos.
2. A perda de receita da Meta demonstra a vulnerabilidade de seu modelo de receita de anúncios em comparação com o do Google
Em 2022, as perdas podem ser da ordem de US$ 10 bi
O fraco relatório de ganhos da Meta fez com que suas ações caíssem até 23% na semana passada. O modelo de negócios da Meta a torna muito mais vulnerável às mudanças de privacidade da Apple em 2021, que a gigante das redes sociais sinalizou há meses que causará problemas no futuro próximo. Na quarta-feira, 2/ 2,a empresa disse que a mudança pode prejudicar as vendas “da ordem de US$ 10 bilhões” em 2022.
A perda de receita demonstra a vulnerabilidade de seu modelo de negócios baseado em publicidade, especialmente quando comparado ao do Google. A Alphabet, controladora da gigante das buscas, superou suas expectativas de lucro na terça-feira, em grande parte após o crescimento de 35,7% no quarto trimestre das receitas de publicidade em buscas.