Bradesco fecha trilogia vagalume com esperança e realidade aumentada

O Bradesco e a Publicis trazem de volta os vagalumes, ícones de duas campanhas que marcaram a comunicação do banco em 2019 e 2018.

Nesse terceiro filme, que conclui a trilogia, o material tem o objetivo de resgatar a esperança e o brilho interior de cada pessoa para superar momentos difíceis como o ano de 2020.

Com o mote “Em 2021, volte a brilhar”, a peça central é uma animação em 3D, de três minutos de duração, que estreia neste sábado (12) em canais de TV aberta e na internet.

Produzido pela Zombie Studios, a animação começa com os vagalumes Lúcio e Luna vendo cenas que ficaram marcadas durante a pandemia.

Seu Oswaldo, que já apareceu nos filmes anteriores, dessa vez é o protagonista. Em um momento de tristeza, ele vê a luz dos vagalume se aproximando e lembrando que há motivos para seguir em frente

Outras cenas mostram a dona de um restaurante preocupada com as contas para pagar, enquanto a garçonete teme perder o emprego; um médico atuando na linha de frente do combate à covid-19 sem pode atender um telefonema; e o personagem Vitinho, protagonista do segundo filme da série, sem poder sair de casa. Em todas as situações, a sombra que representa o medo e as incertezas é afastada pela luz dos vagalumes.

Márcio Parizotto, diretor de marketing do banco, comenta que o ano foi muito difícil para todos, e não era possível ignorar as tristezas e os medos que as pessoas enfrentaram. “Não é fácil retratar essa realidade publicitariamente, mas o filme trata de tudo isso com muita verdade e delicadeza sem deixar de lado o otimismo responsável que é característico da comunicação do Bradesco”, diz.

Domenico Massareto, CCO da Publicis, fala do trabalho. “Nessa antítese entre o brilho dos vagalumes e as sombras, que certamente se intensificaram em 2020, chamamos todos os brasileiros para voltarem a brilhar em 2021”, explica.

Depois de Beautiful, de Christina Aguilera, no primeiro filme, e de Hero, de Mariah Carey, no segundo, a trilha sonora dessa vez tem a música Heal the World, de Michael Jackson.

Além das peças da campanha, os vagalumes protagonizam uma ação com tecnologia de realidade aumentada no programa The Voice da TV Globo, na terça-feira (15).

Com um convite para voltar a brilhar em 2021, o público será convidado a capturar um QR Code na tela. Será possível ver os vagalumes flutuando perto e interagir com os personagens a partir de cliques no celular. “Usamos a tecnologia para gerar uma nova experiência interativa, sem que as pessoas precisem sair de casa. A capacidade de amplificar a magia é um dos grandes diferenciais de nossa campanha”, afirma Parizotto.

A estratégia tem ainda peças para mídia out of home e impressa, além de ações com criadores de conteúdo nas redes sociais, desafios no TikTok com Leticia Gomes, conhecida pelas transformações com maquiagem, e Brenno Rigazzo, desenhando os personagens da animação. Fonte: Propmark