Com creative data, FCB/SIX amplia escopo de negócios do Grupo FCB Brasil
A FCB/SIX, unidade de negócios do Grupo FCB Brasil especializada em creative data, completa um ano de operações no País. Neste período, a agência conquistou contas como Tramontina, Hypera Pharma e Fraldas Personal Baby, além de ter criado campanhas para Leite Moça, da Nestlé, Cruzeiro do Sul Educacional e Revista Raça, cujo projeto – intitulado #VozPreta – ganhou cinco leões no Festival de Cannes deste ano (1 Prata e 4 Bronzes).
Lançada originalmente no Canadá, a unidade teve no mercado brasileiro a primeira operação fora da América do Norte. Segundo o chairman de FCB Brasil, Ricardo John, o investimento no País teve como estratégia a ampliação do escopo de entregas além de branding e awareness, que já eram especialidades do grupo, para reforçar soluções criativas com base em dados em outros pontos de contato com os clientes.
“A especialidade da FCB/SIX é dissecar data de uma maneira que seduz o consumidor ao longo da jornada. Ela consegue transformar pontos de fricção em pontos de prazer. Então, sabíamos que a unidade iria alavancar o aprendizado da FCB ao mesmo tempo em que teria condições de ter um voo solo incrível”, afirma.
Tina Allan, head de data science and connections da FCB Global, considerada que a decisão de investir no Brasil como piloto para a expansão global foi acertada. “Não só estamos construindo uma operação sólida em um País que é conhecido por seu alto padrão de criatividade e tecnologia, mas o Brasil também contribui estrategicamente para a metodologia global da FCB/SIX”, complementa. Atualmente, a agência também opera na Inglaterra, Índia, Nova Zelândia e tem escritórios em Nova Iorque e Chicago.
Balanço e cases
A managing director Juliana Nascimento, que encabeça a operação da FCB/SIX, avalia que o primeiro ano de trabalho mostrou que existe demanda no Brasil para esse tipo de modelo de negócio, que tem foco no fundo do funil de vendas, a partir da criação de uma comunicação conversacional.
“Criative data é o novo Graal da publicidade. Hoje, as marcas já usam, em sua maioria, alguns tipos de dados, a maior parte deles composta por dados agregados. A mágica da SIX é encontrar os não agregados e usar a criatividade para ativá-los por meio do entretenimento”, explica Juliana.
Um dos principais cases nesse sentido foi o “Fãs Serão Fãs”, para a transmissão dos jogos da NBA no canal Band, em que foram analisadas e apresentadas as similaridades entre o basquete mundial e o futebol brasileiro, desde as cores até o desempenho dos jogadores.
Em relação à Tramontina, a agência é responsável pela comunicação de marca, de churrasco e cutelaria, com o desafio de acelerar o processo de digitalização da companhia. Em Hypera Pharma, a FCB/SIX faz a comunicação de medicamentos e colabora na criação do programa de relacionamento da empresa. Além do projeto #VozPreta, que usou o Twitter para expandir a importância do debate racial, a unidade de creative data está digitalizando o acervo da Revista Raça.
Juliana acrescenta que, na área de tecnologia, o futuro é um campo aberto de possibilidades na inovação. “Todo dia uma nova plataforma é inventada. Então, é um espaço sem fim de oportunidades de crescer em disciplinas. Um exemplo disso é a realidade aumentada e o que ela vai representar na comunicação. Então, são boas perspectivas do ponto de vista de crescimento e aprendizados”, finaliza.