Como utilizar o banco de dados na estratégia comercial da sua empresa?

Deseja melhorar a estratégia comercial da sua empresa, mas não sabe como começar? Segundo os analistas da TargetData, vale considerar o uso de um banco de dados, onde há informações sobre possíveis consumidores. Atualmente, esse tipo de ferramenta fornece uma visão mais ampla do mercado, o que permite tomar as melhores decisões. Ao descobrir que as pessoas acessam mais o e-mail em determinado horário, é possível definir estratégias de comunicação focadas nisso, por exemplo.
O banco de dados, como o próprio nome sugere, consiste em uma reunião de informações — no caso das empresas, esses dados são dos consumidores. Cada negócio pode configurar um banco para obter o que precisa. Uma loja de roupas infantis, por exemplo, pode captar as seguintes informações: nome dos responsáveis e da criança, data de aniversário da criança, e-mail e o que a família comprou. Dessa forma, ao chegar perto do aniversário da criança, será possível enviar promoções e ofertas direcionadas. Esse tipo de comunicação é essencial para estreitar a relação com os clientes. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo DigitalistHub, as mensagens personalizadas podem aumentar as chances de vendas em até 80%.
Como visto no exemplo acima, o banco de dados serve para entender o público e se antecipar a ele. Se o seu consumidor pode precisar de um produto ou serviço, por que não oferecer o seu no momento certo? Porém, para que a estratégia ocorra do jeito que deseja, é importante tomar alguns cuidados. Por conta da LGPD (Lei Geral de Proteção aos Dados), grande parte das informações captadas dos clientes requerem uma espécie de autorização. Ou seja, não é mais possível utilizar os dados do público sem que ele saiba. Além de prejudicar a relação com os seus consumidores, essa atitude ainda pode gerar uma multa. Devido a isso, vale a pena contar com uma empresa que auxilia na captação e no tratamento de dados. Dessa forma, você poderá obter as informações que precisa, da maneira correta e poderá usá-las em diferentes estratégias, por exemplo:
criar um calendário com datas comemorativas e oportunidades de venda;
manter um mailing segmentado por tipos de clientes;
enviar e-mails personalizados para clientes ou grupos;
informar sobre novos produtos e promoções;
realizar pesquisas de satisfação para melhorar produtos ou serviços.
Fonte: TargetData