Empresas chinesas de vendas diretas estão vencendo a guerra contra marcas globais
Embora virtualmente desconhecida fora da China, uma nova safra de marcas locais diretas ao consumidor está fazendo seu nome em casa — e até superando alguns dos principais concorrentes estrangeiros. Durante o recente “feriado de compras 618” no país, que ocorre todos os anos por volta de 18 de junho, a marca chinesa Babycare ultrapassou a Pampers da Procter & Gamble em volume de vendas, de acordo com o Alibaba. A gigante do comércio eletrônico também relatou que 459 marcas hospedadas no marketplace Tmall registraram as maiores vendas em seus segmentos na primeira metade de junho de 2021. A marca local de bebidas Genki Forest superou as vendas da Coca-Cola e Pepsi on Tmall. Na China, as marcas diretas ao consumidor (D2C) dependem fortemente do digital, mas são menos propensas a lançar aplicativos independentes. Em vez disso, eles contam com os ecossistemas digitais dos gigantes da internet do país, alcançando os consumidores onde eles já estão. Entre as principais plataformas deste espaço, o WeChat oferece às marcas uma conexão mais íntima com os compradores. As marcas podem iniciar um bate-papo em grupo privado com um subconjunto de seu público, e os usuários do super aplicativo podem facilmente compartilhar miniprogramas de marca com seus contatos. Por outro lado, o Tmall do Alibaba oferece um alcance mais amplo e páginas de marca altamente personalizáveis que vêm com uma variedade de recursos. Outros jogadores importantes incluem aplicativos de vídeo curto Kuaishou e Douyin (aplicativo irmão de TikTok), bem como o Xiaohongshu semelhante ao Pinterest. A maioria desses aplicativos é de natureza social, então não é surpresa que os jogadores D2C lá sejam altamente dependentes da venda de comércio social, que prevemos gerar RMB 2.427 trilhões ($ 351,65 bilhões) na China este ano. Esta nova geração de D2Cs chineses detém a vantagem de decidir em casa em um mercado exclusivamente complexo. Eles tendem a ser mais versados em ecossistemas digitais locais, aventurando-se além das redes sociais de primeira linha para se juntar a mais plataformas de nicho. Por exemplo, a Banrixian, uma empresa de colchões D2C, não está apenas ativa em Xiaohongshu, mas também está presente em Haohaozhu, um aplicativo de melhorias para a casa, e Zhihu, uma plataforma de compartilhamento de conhecimento. Além de vender em outros sites de comércio eletrônico menos conhecidos, o Banrixian também está disponível em plataformas de compra em grupo. Fonte: eMarketer