Nu Way of Working: como é o novo modelo de trabalho híbrido do Nubank
O Nu Way of Working (ou “jeito Nu de trabalhar”) é o nosso modelo de trabalho híbrido, que foi pensado para que as equipes possam colaborar mais presencialmente e ainda assim manter a flexibilidade do trabalho remoto. Entenda como vai funcionar.
Desde que o Nubank nasceu, um dos nossos pilares mais importantes sempre foi o de construir times fortes e diversos. E, ao criar um modelo de trabalho híbrido, era essencial encontrar um formato que garantisse às equipes a capacidade de colaborar presencialmente sem perder a flexibilidade.
Estamos trabalhando remotamente desde março de 2020, quando a pandemia do Covid-19 foi decretada, e sabemos que, de lá pra cá, muita coisa mudou na forma como as pessoas se relacionam com seus trabalhos.
Com a evolução das campanhas de vacinação no país, nossas equipes conduziram estudos até chegar ao formato mais adequado para o bem-estar e produtividade dos Nubankers (como são chamadas as pessoas que trabalham no Nubank). É o Nu Way of Working – ou “jeito Nu de trabalhar”.
Abaixo, conheça como vai funcionar a rotina dos nossos funcionários e funcionárias dentro desse novo modelo.
O que é o Nu Way of Working?
O Nu Way of Working é o modelo de trabalho híbrido que desenvolvemos no Nubank – na prática, um conjunto de diretrizes sobre o retorno dos nossos funcionários e funcionárias ao escritório. Ele busca contemplar o melhor dos dois mundos (trabalho remoto e presencial) e trazer flexibilidade para manter o bem-estar e produtividade das nossas equipes.
Agora, nosso modelo de trabalho funciona em ciclos de 2 meses: a cada 7 semanas trabalhadas em casa, 1 semana será trabalhada no escritório.
Os times já possuem um calendário com as datas estipuladas ao longo do ano, e a ideia é que a semana de trabalho presencial possibilite que as pessoas se aproximem e participem de eventos e rituais que são importantes para o Nubank. Esperamos que não seja uma semana de trabalho comum, mas sim uma semana em que colocamos o foco naquelas atividades em que seja importante os times estarem juntos.
Dessa forma, os times poderão se reunir com alguma periodicidade para realizar planejamentos mais estratégicos pessoalmente. Mesmo assim, a flexibilidade do trabalho remoto continua em voga, permitindo que nossos funcionários e funcionárias vivam em outras cidades, por exemplo, e não precisem fazer trajetos longos para o escritório no dia a dia.
Vale ressaltar que todos os Nubankers terão acessos a benefícios (como descontos em passagens aéreas, ônibus e hotéis) quando precisarem vir ao escritório.
Essa frequência será obrigatória?
Pessoas e times que quiserem trabalhar no escritório com mais frequência poderão reservar mesas e áreas do Nubank para aproveitar o espaço e as possibilidades de colaboração.
Também vale dizer que a ida ao escritório não será imposta às pessoas que não puderem comparecer nas datas planejadas para os seus times: nossos funcionários e funcionárias poderão alinhar as expectativas com suas lideranças diretas de forma que não comprometa o trabalho e as conexões de sua equipe.
Para que a ida ao escritório seja segura para todas as pessoas que o frequentam, estamos acompanhando os indicadores oficiais da pandemia e definimos protocolos de saúde robustos.
Além disso, para acessar os nossos escritórios no Brasil e participar de eventos presenciais organizados pelo Nubank, é obrigatório apresentar o comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo.
Por que o Nubank adotou esse formato?
A política do Nu Way of Working foi desenhada após um trabalho extenso e cuidadoso de benchmarking com outras empresas, pesquisas em torno do futuro do trabalho, além da análise dos dados internos do Nubank, buscando atender a três objetivos principais:
- Manter a culturado Nubank: contratamos mais de 6 mil pessoas desde março de 2020 até hoje e entendemos que nossos escritórios e encontros presenciais são uma forma importante de manter e adicionar à nossa cultura;
- Atrair, reter e engajar os melhores talentos: sabemos que os talentos mais criativos e inovadores vêm de todos os lugares e origens. Por isso, queremos proporcionar aos Nubankers um ambiente onde eles possam trabalhar da forma e local que se sentirem mais confortáveis, e ainda assim estimular momentos nos quais os times estarão disponíveis para colaborar entre si e trabalharem juntos;
- Possibilitar alta performance dos times para alcançarmos nossos objetivos: reconhecemos que pessoas e equipes têm objetivos e rituais diferentes quando se trata de rotinas de trabalho, e acreditamos que o Nu Way of Working contempla as necessidades de cada um. Esse modelo nos permite colaborar em diferentes formatos e garante que Nubankers tenham autonomia e propriedade sobre seu trabalho e impactos em suas equipes;
Com os primeiros times indo ao escritório, observaremos de perto a experiência de retorno e coletaremos feedbacks sobre a nova organização, protocolos de saúde, sistemas de reserva de estações de trabalho, aspectos de acessibilidade e outros fatores.
A partir das informações coletadas, assim como os produtos do Nubank, o modelo de trabalho seguirá sendo aprimorado, sempre com foco nos seus objetivos.
Escritório renovado
Nos últimos meses, nossos escritórios passaram por uma extensa reforma para receber os Nubankers de volta da melhor forma possível.
Vários espaços foram reformulados para promover a conexão entre as pessoas, novas salas foram criadas, e os espaços de convivência estão ainda mais acessíveis.
Além disso, a nossa famosa piscina de bolinhas também foi modernizada, e o térreo do prédio agora conta com o Nu Café e painéis digitais com histórias de clientes, campanhas e conteúdos do blog.
E as novidades não param por aí: em breve, vamos inaugurar a primeira Lojinha física do Nu (que hoje funciona através do e-commerce) no nosso escritório.
Nosso espaço é sem barreiras, convidativo e acolhedor. Assim como já acontecia antes, o público também poderá frequentá-lo para conhecer o Nu ainda mais de perto.