O 5G já tá aí! Mas, o que muda?

Com uma implementação muito mais rápida que os seus antecessores, o 5G já começa a aparecer com mais frequência em nossas vidas este ano.

Indo muito além da velocidade de conexão, que, de forma geral, é 20 vezes mais rápida, e da sua capacidade de manter uma maior quantidade de aparelhos conectados, o 5G promete um novo leque de funcionalidades que poderão ser exploradas tanto pela indústria quanto pelo consumidor final.

Um dos grandes fatos ao qual nós costumeiramente não nos atentamos é o de que cada antena consegue segurar uma quantidade limitada de celulares conectados em sua rede. Ou seja, se uma antena está em sua capacidade máxima, as outras pessoas que entrarem na sua área de conexão vão receber um sinal fraco e oscilante.

Já no 5G o número de celulares suportados vai de 10.000 por antena para 1.000.000.

Mas o que isso influencia na nossa área? Como a comunicação pode tirar vantagem do 5G?

Nada é certo, mas existem alguns palpites. Vamos lá!

Qualquer um que trabalhe com produção audiovisual conhece a dor de gravar um vídeo em 8K, 500 fps, e, na hora de rodar em redes sociais ou outras plataformas, a qualidade sai inferior devido às compactações feitas pelas plataformas para otimizar transmissões/carregamento online.

Em poucas palavras, o 5G possibilitará conteúdos de maior qualidade (visual), e com menos bugs, lags e instabilidades. O que pode significar uma maior retenção dos consumidores aos conteúdos e, consequentemente, às propagandas.

Além disso, surgem outras coisas, como maior conexão entre aparelhos no geral ou Internet of Things (Internet das Coisas), que vão permitir avanços e otimização em diversos setores tecnológicos.

E com todos esses avanços e essas novas possibilidades, novos aparelhos eletrônicos já estão surgindo para explorar cada vez mais essa tecnologia.

O 5G veio para trazer mudanças na publicidade, principalmente nas experiências entre usuários e marcas. A nova velocidade de conexão e a baixíssima latência, vai permitir um novo nível de imersão nos conteúdos e um novo leque de possibilidades. Anúncios e conteúdos cada vez mais individualizados, em que tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada e Metaverso, que funcionam com certas limitações nas redes 4G e antecessores, funcionarão de forma fluida.

Isso significa uma nova forma de comunicar. Os conteúdos e os anúncios poderão ser explorados em outros formatos, antes inviáveis.

Por fim, mas não menos importante, o 5G consome 100 vezes menos bateria que os antecessores, mais uma vez favorecendo o tempo de tela do usuário.

A Green enxerga o 5G como um verdadeiro divisor de águas na comunicação. As novas tecnologias iniciam uma verdadeira corrida pela inovação. O horizonte mais amplo permite novas ideias e mais espaço para a criatividade, o que nós, da Green, enxergamos como uma das maiores oportunidades do ano para inovar e encantar cada vez mais clientes e usuários.

Publicado por Ana Azzar.