O papel das empresas de marketing digital e a responsabilidade social
O ano é 2021 e, no mundo corporativo, já não basta ser uma empresa que vise apenas o lucro. Cada vez mais é necessário que as companhias busquem ser socialmente responsáveis em todos os aspectos: econômicos, legais, éticos e filantrópicos. São esses os principais diferenciais buscados pelo mercado e pelos clientes.
Esmiuçando um pouco cada um desses aspectos, é preciso dizer que, em não se tratando de entidades sem fins lucrativos, as empresas devem agregar valor economicamente, gerando sim lucro para os seus acionistas, para que dessa forma se mantenha ativa no mercado, sem prejuízos de ordem financeira.
É necessário ainda que a empresa cumpra todos os aspectos legais, atuando em conformidade com as leis. Além de cumprir as leis, as empresas devem agir eticamente, atendendo às expectativas de acionistas, colaboradores e da sociedade no geral. E, não menos pertinente, é necessário que as organizações retribuam à sociedade, de alguma forma, os benefícios adquiridos através dela.
A responsabilidade social, que começou a dar seus primeiros passos na década de 1960, hoje é, de certa forma, exigida pela sociedade como um todo, que vem se preocupando cada vez mais com o meio ambiente, com a inclusão social, com comportamentos conscientes, com o retorno que as empresas devem dar para a comunidade na qual estão inseridas.
Todos os nichos devem se preocupar com a responsabilidade social, e o setor de marketing digital não é diferente. Este é um ramo que conecta empresas e pessoas, com grande alcance midiático, por isso exerce papel decisivo quando o assunto é inclusão, principalmente através das mídias sociais.
A Kindico e seus diferenciais
A Kindico é uma agência de marketing digital Full Service, com especialidades em Inbound Marketing e no desenvolvimento de canais de mídias digitais inteligentes, visando agregar o diferencial da comunicação para seus clientes, parceiros e usuários.
Como se trata de uma agência que trabalha com a criatividade, busca não apenas divulgar a marca dos clientes, mas sim conectá-los com seu público-alvo através do H2H (human-to-human), com foco nas pessoas, pois entende que é o elemento humano que faz toda a diferença na construção dos relacionamentos.
Para garantir que a ética seja cumprida, a Kindico tem como um de seus princípios a integridade, consciente de que sua equipe se importa com o trabalho desenvolvido pela empresa e com as demais pessoas.
Quando pessoas vêm em primeiro lugar, a empresa acaba por construir uma cultura de prosperidade, pois cada colaborador busca se tornar a sua melhor versão, agregando valor tanto ao indivíduo como ao negócio.
A Kindico é uma empresa engajada na questão social de várias maneiras distintas. É uma empresa que entende a importância de fazer a diferença e não causar danos à sociedade, pelo contrário, assume o papel de melhorar o cenário em que está inserida.
Sabendo da relevância do marketing nos dias de hoje, busca deixar uma marca positiva tanto em seu ecossistema como no mundo, propagando ideias, causas, comportamento e atitudes socialmente responsáveis, buscando uma jornada de consumo consciente e condizente com os valores da empresa.
Entre algumas ações que podem ser citadas relacionadas à responsabilidade social, a empresa disponibiliza em seu site o VLibras. Resultado de uma parceria entre o Ministério da Economia e a Universidade Federal da Paraíba, o VLibras é um conjunto de ferramentas que que traduz conteúdos digitais, entre texto, áudio e vídeo para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tornando computadores, celulares e plataformas acessíveis para pessoas surdas.
Além disso, a Kindico é a primeira empresa de São Paulo do setor de marketing digital a possuir o certificado Empresa Parceira da Natureza do IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza), que é um selo verde. Através desse selo, a empresa busca otimizar seus níveis de sustentabilidade, utilizando ações de educação ambiental para economizar recursos, afinal, além de se preocupar com as pessoas, é essencial zelar pelo meio ambiente e pelo planeta.
Com o selo verde, a Kindico atesta, perante todos, que se envolve em ações que visam diminuir os impactos negativos causados no meio ambiente, garantindo que os serviços oferecidos cumprem com seu papel de responsabilidade social, priorizando a sustentabilidade.
Outra ação que a empresa se orgulha de promover no quesito sustentabilidade é em relação aos seus fornecedores, sempre trabalhando com fornecedores de menor impacto ambiental. Dessa forma a Kindico estende a questão do cuidado com o planeta para além de suas portas.
A empresa ainda foi pioneira ao promover um webinar informativo com os seus afiliados sobre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), garantindo assim o real cumprimento da lei tanto pela própria Kindico, como auxiliando os seus clientes nessa matéria.
E, para acompanhar as mudanças que ocorrem em relação às leis, anualmente a Kindico promove um novo webinar sobre o tema, fazendo com que se mantenham atualizados a respeito desse assunto cada vez mais necessário devido aos constantes avanços da tecnologia.
A empresa também é associada à ABEMD (Associação Brasileira de Marketing de Dados), entidade que tem como alguns de seus objetivos trabalhar em prol do desenvolvimento e aprimoramento das técnicas e atividades de Marketing, esclarecendo a opinião pública sobre as funções econômicas e sociais desenvolvidas pelas empresas que se utilizam dessas técnicas, zelando pelo cumprimento do Código de Autorregulamentação do Marketing de Dados.
Atuando em um setor que vem demonstrando um crescimento exponencial, mesmo em tempos de crise e de pandemia mundial, a Kindico faz questão de não ser apenas mais uma empresa no mercado do marketing digital, buscando motivação unicamente em interesses comerciais. Ela busca ser uma empresa consciente do cenário em que está inserida, auxiliando a atenuar problemas sociais de forma humanizada, positiva e agregadora.
Escrito pela jornalista Marina Ferezim.